BlogBlogs.Com.Br

16.8.10

Serena-Maneesh - N°2: Abyss in B Minor(2010)


Quando o Serena-Maneesh foi apresentado ao mundo em meados de 2006, abrindo os shows das turnês européias do Oasis e do Nine Inch Nails, a Noruega já sofria há mais de meia década com o Ragnarok shoegazer promovido pelo grupo.

O apocalipse sonoro criado pela banda e seus incontáveis colaboradores - que em louváveis momentos de simplicidade, revelava influencias de grupos como My Bloody Valentine e Primal Screen , mantendo ainda um pé firme nos anos 70 - encontrou no hiato de 5 anos entre seu álbum de estréia e o novo, o tempo necessário para se confinar em uma caverna nos arredores de Oslo, transforma-la em estúdio, e pôr ordem na casa.

O resultado aparece sob o nome de N° 2: Abyss in B Minor, que ao contrário do que o título parece evocar, revela uma banda mais coesa, livre dos excessos do primeiro disco tanto em número de integrantes, quanto na própria duração do álbum.
Reduzido a seus 5 músicos principais, a bi-polaridade do grupo que atraiu a atenção de lendas do industrial e do britpop, se revela melhor controlada.

E isso não deve ser interpretado como um abandono ao psicodelismo, ou sua estética por vezes próxima de uma jam session. Ao contrário, a mesma aparece melhor desenvolvida, revelando em faixas como a climática abertura do disco, Ayisha Abyss, até que ponto o grupo consegue em pouco mais de 7 minutos explorar sonoridades mais diversas que nos quase 60 do disco de estréia.

Existem diversas armadilhas espalhadas pelo disco. Faixas como I Just Want to See Your Face Again ou D.I.W.S.W.T.T.D., apresentam melodias bonitas, mas algo parece fora de lugar. O grupo faz questão de manter a tensão mesmo em seus momentos mais radiofônicos, e ouvintes interessados na segurança amigável do easy listening, devem se distanciar da bela e etérea voz de Lina Holmstroem, que parece compartilhar com as sereias o costume de conduzir marinheiros de primeira viagem da calmaria à tormenta, e sem aviso prévio.

Outras faixas no entanto, não parecem ter a mínima vontade de esconder seu lado negro, como a densa Honey Jinx - prima nórdica de Scarecrow, do Ministry - ou Blow Yr Brains in the Morning, que soa como o mais bizarro pesadelo que um membro do Oasis poderia ter.

Certa vez o líder e principal compositor do grupo, Emil Nikolaisen, foi questionado quanto ao significado do nome de sua banda. Pouca gente entendeu, mas sua explicação demorada e repleta de metáforas, trazia a chave para se entender a natureza do grupo não em seu conteúdo, mas eu sua forma: às vezes, menos realmente significa mais, e aqui quanto menos explicações forem dadas, melhor. BZ


Gênero: Shoegazing, rock alternativo, noise pop
Lançamento: Março de 2010
Produtor: Emil Nikolaisen
Selo: 4AD
Para ter uma idéia, ouça Ayisha Abyss, I Just Want to See Your Face eMagdalena (Symphony #8).
Assista o video oficial de I Just Want to See Your Face.

Nenhum comentário: