BlogBlogs.Com.Br

27.7.10

Deftones - Diamond Eyes(2010)


Algumas bandas tendem a passar toda sua vida útil se reinventando continuamente, sacrificando muitas vezes méritos alcançados no disco anterior, em prol do movimento. Outras se acomodam após um grande sucesso, e caem na estupidez de se tornar covers de sí próprias, fadadas a deixar um legado de discos muito bons, muito semelhantes e sempre inferiores ao trabalho de maior sucesso.
'Já que se superar é impossível, melhor descer a montanha pela trilha mais segura...'

Um caminho interessante no entanto é o seguido pelo quinteto californiano Deftones desde o lançamento de White Pony(2000), maior êxito comercial da banda até hoje.
Talvez por nunca terem se deslumbrado com o poder do disco e com o sucesso alcançado com o mesmo, seguiram em frente como se nada tivesse acontecido, revelando a cada novo lançamento um rumo coerente ao trabalho anterior, ainda que em constante e gradativa evolução.
Evolução perceptível principalmente na preocupação da banda em trabalhar cada vez mais texturas e a atmosfera eletrônica por trás das músicas, influencia provável do envolvimento do líder Chino Moreno com o Team Sleep, projeto que mescla rock alternativo e trip hop - e que cai como uma luva para os vocais hora etéreos, hora insandecidos do vocalista.

Diamond Eyes, o novo disco, surge do conturbado arquivamento do projeto anterior Eros - que teve seu lançamento postergado indefinidamente após a crise que se abateu sobre a banda após o acidente sofrido por seu baixista Chi Cheng levando o mesmo ao coma - e da decisão de em meio à dor, criar um álbum mais positivo e livre da temática obscura e pesada que envolvia o disco anterior.

Mais conciso que seu predecessor Saturday Night Wrist(2006), o disco transita entre faixas de peso que resgatam o hardocore cru dos primeiros trabalhos, como Rocket Skates, e momentos mais oníricos como a claustrofóbica You've Seen the Butcher, mantendo no entanto uma sonoridade constante, que revela uma banda amadurecida o bastante a ponto de evoluir sem esquecer seu passado, agregando ao som a experiência de todas as fases pelas quais já passou ao mesmo tempo em que aponta para novos caminhos.

Não é de se surpreender que o único sobrevivente do póstumo "nü-metal" seja justamente a banda que nunca se enquadrou dentro do rótulo, por aceitar melhor que qualquer outro expoente do suposto gênero as mudanças, não como necessidade ou algo a ser evitado, mas como algo natural e inevitável na música e na vida. BZ


Gênero: Metal Alternativo
Lançamento: Maio de 2010
Produtor: Nick Raskulinecz
Selo: Reprise, Warner Bros
Para ter uma idéia, ouça Diamond Eyes, Royal e This Place is Death
Assista ao video oficial de Rocket Skates

Nenhum comentário: